Ler e escrever: atividades distintas

Willmann Silva Costa

Não se aprende a escrever somente com teorias, o treino diário é o caminho para quem deseja escrever com desenvoltura. Cada pessoa descobre sua técnica, essa descoberta requer trabalho de insistente revisão.

A maior qualidade do texto é a clareza, quem consegue se expressar verbalmente com facilidade, quase sempre, produz textos com alto grau de objetividade. Criou-se um mito de que quem lê muito escreve bem. Não acreditamos nessa afirmação. Sabemos que a maioria dos escritores são bons leitores, mas não podemos afirmar o inverso. Só se aprende escrever, escrevendo.

Escrever é um trabalho difícil, o texto quase nunca está pronto no primeiro esboço. O rascunho da obra é uma coisa primitiva que frequentemente apresenta falhas profundas, elas são decorrentes da necessidade de combinar composição com o pensamento. Após a produção do esboço, o autor inicia o processo de lapidação. À medida que vamos trabalhando nossa produção, nos tornamos mais exigentes e é essa busca do melhor texto que nos impulsiona para voos mais altos.

Frase curta é uma boa estratégia, a memória imediata tem limite. Sentenças longas e complicadas podem ser consideradas ilegíveis, porque o leitor, quando chega no final da frase, já não se lembra do que leu no começo. Qualquer pessoa fica entediada quando precisa reler o trecho que se evaporou, para compreender o restante. Ao escrevermos sentenças curtas, que logo completa o sentido na memória imediata, as informações vão sendo transferidas para a memória de médio prazo. É nessa memória que os dados acumulam-se permitindo o perfeito entendimento da redação. Escrever textos de fácil entendimento é respeitar o nosso leitor.

Arriscar-se nos neologismo é tão perigoso quanto usar palavras arcaicas. A má escolha dos vocábulos dificulta a compreensão do texto. Percebemos que algumas pessoas têm predileção por duas classes de palavras: os adjetivos e os advérbios. Ora, são exatamente essas duas classes de palavras que costumam ser excessiva. Numa frase mais longa, elas serão menos memorizadas do que os substantivos, verbos e pronomes.

O modismo vocabular também é nocivo. Algumas palavras são modismo em determinados grupos sociais, na mídia, na própria repartição. Quase sempre essas palavras carecem de explicações. Isso sem falar nas muitas palavras estrangeiras que estão circulando também por modismo. Essas palavras têm equivalentes em nossa língua, evitando-as, garantimos uma melhor legibilidade em nossa produção.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Avaliações diagnósticas

Este blog é restrito aos professores-cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa da Coordenadoria Centro-Sul II. Veja aqui tudo que aconteceu em nossos encontros e deixe suas sugestões.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. O GESTAR 2011 está sendo de grande importância pra mim. O grupo é muito interessado e interativo. Os encontros têm sido muito agradáveis. O professor Wilmann conduz as oficinas de forma ímpar. Suas orientações e suas dicas só têm somado em minha vida pedagógica. Através dos "toques" dados por ele, já tenho sentido diferença em minhas aulas. Percebo que estão mais dinâmicas e interessantes. Só tenho a agradecer e colher os frutos. (Prof. Ricardo Lima)

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  3. Assim como o professor Ricardo,minhas aula tomaram um novo rumo vejo que é através dos textos que podemos fazer com que a aprendizagem torne-se eficiente ao aluno. Apliquei o texto policialxladrão lido em um dos nossos encontros para os meus alunos e,"pasmem",o resultado foi 100%. Trocar é sempre a melhor maneira de crescer... estou adorando estar junto de vocês...

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  4. Assim como os professores Ricardo e Ana Paula, também estou muito satisfeita com nossos encontros no Gestar II. A troca de experiências e as discussões proporcionam um crescimento enquanto profissionais. O tutor e o grupo são ótimos. Até o próximo!

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